Como acabar com tosse

Como acabar com tosse?! Aqui vamos demonstrar algumas formas de como acabar com tosse seca e alérgica, utilizando soluções simples.

Como acabar com tosse?! A tosse, nada mais é do que uma irritação no sistema respiratório,  um reflexo natural do sistema para eliminar o agente que esta causando a irritação. Esta irritação pode ser causada por alguns fatores comuns como gripe, resfriados, alergias ou alguma inflamação na garganta.

*Lembre-se, a tosse não é uma doença, porem pode ser sintomas de uma…. então fique atento.

Como ocorre a tosse?

Primeiramente, quando o organismo percebe que há algo interrompendo o fluxo de ar, envia um sinal para o hipotálamo que é o centro da tosse no cérebro. Ao receber o sinal, o hipotálamo envia o comando da tosse pelos nervos que ficam em volta do aparelho respiratório, principalmente o nervo vago. A coceira na garganta se da pelo fato da garganta estar muito seca, causando a tosse.

Com isso a glote, que é a válvula na laringe, se fecha e há um grande esforço muscular, que produz um jato de ar para expulsar o corpo estranho que esta dentro do sistema respiratório. Veja na figura a seguir:

Como Ocorre a Tosse
Como Ocorre a Tosse

Tipos de Tosse:

Podemos observar que temos alguns tipos de tosse mais frequentes como a tosse seca que pode ser causada por um resfriado e facilmente curada com os tratamentos que vamos falar logo a seguir. Também temos a tosse alérgica que muitas vezes é aliviada com os métodos de tratamento(chá para tosse e xarope para tosse) porem é interessante tratar a origem deste quadro alérgico.

Também temos a tosse com catarro que muitas vezes esta associada a uma gripe e provavelmente será necessário, alem dos tratamentos naturais com chá para tosse ou xarope para tosse, utilizar remédios para tosse, que auxiliarão na melhorara da gripe também.

Tratamentos:

O tratamento pode ser feito a partir de remédios para tosse naturais, caseiros naturais ou até mesmo naturais comprados em farmácias ou casas naturais, (chá para tosse e xarope para tosse). Em crianças ou bebês, o tratamento natural é o mesmo, pode ser um pouco mais difícil de fazer o bebê utilizar os tratamentos naturais, mas se necessário, utilize uma mamadeira ou uma seringa para dar o chá para tosse ou xarope para tosse para seu bebê.

Crianças um pouco maiores é mais fácil de administrar, mas ajude a criança a fazer o tratamento correto, não deixando muito tempo sem tomar o remédio para tosse (chá para tosse ou xarope para tosse).

Então vamos as dicas de como acabar com tosse!

Lembre-se que independente de qualquer método de tratamento que você ira utilizar, é muito importante manter a garganta limpa e úmida, beba bastante água, assim ajuda a acalmar a irritação no sistema respiratório, diminuindo a tosse.

Agora sim! Como acabar com Tosse:

Tratamentos Naturais e Caseiros para acabar com Tosse:

1. Xarope para tosse caseiro de Mel, Limão e Própolis

Xarope para tosse - Mel, Limão e Própolis
Xarope para tosse – Mel, Limão e Própolis

Esta solução é muito boa para aliviar a irritação da garganta e do sistema respiratório. Esta mistura hidrata muito bem a região irritada, trazendo um alivio muito rápido.

Ingredientes: 

  • 8 colheres de sopa de mel. (Hidrata e suaviza a garganta)
  • 8 gotas de Extrato de Própolis. (Remédio natural com ação anti-inflamatória)
  • 1 limão médio. (Vitamina C, fortalece o sistema imune)

Modo de Preparo: 

É importante que você tenha um recipiente de vidro que possa ser fechado para fazer esta mistura. Adicione o ingredientes, o mel, o extrato de própolis e utilize o suco do limão espremendo-o. Misture bem e esta pronto.

Como Utilizar:

Inicialmente, se sua garganta estiver muito irritada e você estiver com muita tosse, você pode tomar uma colher de sopa do xarope a cada 20 a 30 minutos, conforme o sintoma for melhorando, você pode ir aumentando o espaçamento entre cada colherada. Você pode tomar o xarope para tosse até sentir que não é mais necessário.

Em pouquíssimo tempo você notará uma melhora significativa, mas lembre-se que é sempre importante consultar um médico.

*Dica: Procure por mel de abelhas nativas, por exemplo, abelha Jataí. Esse mel é de utilização medicinal, mais completo e nutritivo que o mel comum que compramos em supermercados.

2. Chá para tosse de Equinácea com Gengibre e mel

Chá - Gengibre-Mel-Limão-Equinacea
Chá – Gengibre-Mel-Limão-Equinacea

A Equinácea e o Gengibre são plantas medicinais com propriedades imunoestimulantes que promovem os mecanismos de defesa do organismo, ajudando a combater e tratar a tosse.

Ingredientes: 

  • 2 colheres de chá da raiz ou folhas da Equinácea.
  • gengibre fresco.
  • 1 litro de água fervente.

Modo de Preparo: 

Adicione as duas colheres de chá da Equinácea junto com pedaços de gengibre, coloque uns 5 pedaços de 1cm cada. Adicione a água fervente e deixe repousar por 15 minutos. Coe o chá e estará pronto para beber.

Inicialmente, se sua garganta estiver muito irritada e você estiver com muita tosse, você pode tomar uma gole do chá a cada 15 minutos, conforme o sintoma for melhorando, você pode ir aumentando o espaçamento entre cada gole do chá para tosse. Você pode tomar o chá para tosse até sentir que não é mais necessário.

Remédios para Tosse:

Em farmácias podemos encontrar diversos remédios para tosse. Consulte o farmacêutico de sua farmácia preferida que ele lhe indicará o melhor remédio para tosse para seu caso.

Como acabar com tosse
Como acabar com tosse

Deixe uma resposta