Pílula do dia seguinte

O que é a pílula do dia seguinte?

A pílula do dia seguinte é um contraceptivo de emergência. É tomado para evitar uma gravidez indesejada após o sexo desprotegido e precisa ser tomado dentro de um determinado período de tempo.

Como funciona a pílula do dia seguinte?

A pílula do dia seguinte funciona de forma semelhante às pílulas anticoncepcionais comuns. Contém um hormônio que torna mais difícil o espermatozoide atingir um ovo e fecunda-lo. A pílula do dia seguinte também pode evitar a ovulação.

Funcionamento Pílula do dia seguinte
Funcionamento Pílula do dia seguinte

Como tomar a pílula do dia seguinte?

Tome a pílula do dia seguinte logo que possível após o sexo. Você tomará uma única dose. Pegue o comprimido com um copo de água e tome-o sem mastigar.

Quanto tempo depois do sexo, você pode tomar a pílula do dia seguinte?

Existem duas pílulas matinais diferentes, Levonelle e Ellaone.

Levonelle precisa ser tomada dentro de 72 horas após o sexo desprotegido, enquanto que EllaOne pode ser tomada até 120 horas após o sexo desprotegido. Quanto mais cedo depois do sexo, você toma a pílula do dia seguinte, melhor.

Contracepção de emergência

A contracepção de emergência é a contracepção que pode utilizar após o sexo desprotegido. Existem dois métodos diferentes de contracepção que são adequados para a contracepção de emergência.

O anticoncepcional de emergência mais usado é a pílula do dia seguinte.

Alternativamente, você pode visitar seu médico para ter uma bobina instalada. Alguns dispositivos intra-uterinos são adequados para contracepção de emergência se instalados dentro de 120 horas após um episódio de sexo desprotegido.

Sobre Levonelle

Levonelle é conhecida como a pílula do dia seguinte. Ele vem como um único tablet. Você pode levá-lo dentro de 72 horas após o sexo desprotegido para proteger contra a gravidez. Quanto mais cedo você tomar, mais eficaz será.

Levonelle é uma pílula anticoncepcional de emergência, então você deve tentar limitar seu uso somente para emergências. Não use isso com regularidade (por exemplo, se você esqueceu frequentemente de tomar sua pílula anticoncepcional). Se você tomar Levonelle com muita freqüência, pode tornar seu período menos regular e pouco confiável.

O uso de contracepção de emergência não protege contra doenças sexualmente transmissíveis, então você ainda deve usar preservativos.

Sobre EllaOne

EllaOne é semelhante a Levonelle, mas pode ser tomado por até cinco dias (120h) após o sexo desprotegido. Apesar deste longo período, deve ser tomado o mais rápido possível após o sexo. Quanto mais cedo você tomar, mais provável é que seja eficacia. Se você vomitar ou tiver uma diarreia grave dentro de três horas após ingeri-lo, você precisa entrar em contato com seu médico, pois talvez seja necessário tomar uma segunda pílula.

Quão eficaz é a pílula do dia seguinte?

pílula do dia seguinte
pílula do dia seguinte

Nenhum contraceptivo é 100% eficaz e a Levonelle não é à prova de defeitos. É menos eficaz do que a contracepção preventiva, como o preservativo ou a pílula anticoncepcional. No entanto, em uma emergência você pode levar Levonelle até 72 horas depois de ter relações sexuais desprotegidas.

Quanto mais cedo você aceitar, mais eficaz será.

  • É melhor usa-la dentro de 12 horas, pois isso oferece 95% de eficácia.
  • Se você usa entre  12-24 horas após o sexo desprotegido, Levonelle é 85% efetivo.
  • Isso cai para 75% efetivo se você leva de 24 a 48 horas após o sexo desprotegido.
  • Finalmente, se você levar 48 a 72 horas após o sexo desprotegido, Levonelle terá 58% de eficácia.

Levonelle é menos provável de ser eficaz se você vomitar depois de toma-lo, se você tem um Índice de massa corporal elevada (IMC), ou se você tomar certos tipos de medicação. Fale com um médico se estiver preocupado com isso.

Levonelle não torna a pílula contraceptiva menos efetiva. Então, continue tomando sua pílula de forma normal e use uma forma alternativa de proteção até que sua pílula contraceptiva regular proteja você de novo (geralmente sete dias após o fato de você ignorar uma pílula e reiniciá-la tomando).

Como funciona Levonelle

Levonelle contém o ingrediente ativo levonorgestrel. Levonorgestrel imita o hormônio sexual feminino progesterona. Para prevenir a ovulação, a fertilização e a mudança do revestimento do útero.

Levonelle engana o corpo para pensar que já ovulou, o que impede que ovos sejam liberados dos ovários. Também engrossa o muco no colo do útero (o pescoço do útero), o que torna mais difícil o espermatozoide de atravessar a vagina até útero para fertilizar os ovos que podem estar lá. Finalmente, Levonelle muda o revestimento do útero para que nenhum ovo fertilizado possa se implantar nele.

Pílulas do dia seguinte mais comuns:

Pode-se encontrar em qualquer farmácia de sua cidade.

Dentre as principais fabricantes estão:

  • Postinor Uno – da marca Aché. É uma pílula de dose única costuma sair por R$ 29;
  • DiaD – da marca CiMed, com dois comprimidos. É possível consegui-la gratuitamente em postos de saúde. Toma-se um comprimido imediatamente e outro após 12 horas;
  • Pilem – da marca União Química, com 2 comprimidos. Baratinha e eficaz;
  • Neodia – da marca Neoquímica, dosagem única.

Deixe uma resposta